segunda-feira, 29 de maio de 2017

AS PRIORIDADES DO "JEITO HILTON DE GOVERNAR"



Dr. Hilton durante o carnaval 2017




Para os que nunca ouviram falar na "Politica do Pão e Circo*", aqui vai uma explanação.

 Segundo o que foi publicado no site do Diário Oficial dos Municípios – Maranhão, FAMEM, na data de 21/02/2017, a Secretaria Municipal de Esporte, Laser e Cultura, na pessoa do sr. Paulo Márcio Silva Gomes, contratou uma empresa especializada na prestação de serviços para a realização do Carnaval do Município. O valor do Contrato foi a bagatela de R$ 556. 020,00 (quinhentos e cinquenta e seis mil e vinte reais), tudo, supostamente legalizado. Veja aqui:

Carnaval, Escolas
Secretário Paulo Marcio

O Fato que chama a atenção é que o mesmo Secretário só começou a comprar os utensílios para as Escolas, coisa que teria que ser Prioridade, quase 3 meses após o começo do ano Letivo e no Fim do semestre. Isso  tudo depois de ter sido Chamado na Promotoria para dar explicações dos motivos de a Creche "Tia Banga" não ter se quer Cadeiras para as Crianças sentarem e isso ocasionando a saída das Crianças antes do horário Normal.

Imagens da creche "Tia Banga", tiradas da internet:







Ainda segundo alguns pais, tem muitos professores "ameaçando" parar de lecionar, caso não sejam pagos. Tem professor que não recebe desde o inicio do ano letivo.

Segundo o que foi postado pelo próprio Prefeito, os novo utensílios já estão chegando nas escolas. 


*Politica do pão e circo:
Quando se estuda a história romana, em especial, durante o período imperial, é notória a semelhança que há, entre Roma e o Brasil, nos aspectos sociais. Em ambos, percebem-se problemas sociais – por que não dizer estruturais? -, como, por exemplo, o alto índice de desemprego e da taxa de analfabetismo, condições impróprias para uma moradia digna, a excessiva carga tributária imposta aos contribuintes e o excesso de corrupção nos gestores públicos. Assim, se questiona como o Império romano durou tanto tempo e, como os gestores públicos brasileiros governam sem, pelo menos, haver sinal de subversão social? A resposta está nas estratégias políticas. Em Roma, houve a denominada política do pão e circo, onde migalhas (pão e trigo) eram fornecidas gratuitamente à população e haviam espetáculos públicos em arenas, os gladiadores, para entreter a população, fazendo com que não  ficassem revoltados com o seu desemprego e demais problemas sociais. Assim, no Brasil, percebe-se a aplicação – nas devidas proporções – dessa política, em que o governo, por meio de medidas assistencialistas e de jogos de futebol, as quartas e domingo, alienam a população brasileira em relação aos problemas da nação.

Fonte: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/236










Nenhum comentário:

Postar um comentário